Muitas dúvidas vem a nossa cabeça ao pensar nos cuidados que devemos ter com nossas joias e semijoias.
Pensando nisso nós da Companhia da Prata, uma loja física atuando no mercado desde 2003 e atualmente também on line, viemos aqui passar
um pouco da nossa experiência e sanar algumas dúvidas sobre atitudes que devemos tomar para evitar desgaste prematuro
ou até mesmo a inutilização precoce da sua peça.
É comum com o tempo e uso, as peças sofrerem alterações de brilho e tonalidade.
No caso das semijoias, quando ocorre apenas escurecimento (oxidação) superficial, uma simples limpeza pode resolver, e também dependendo do caso, podem ser feitas soldas de pinos de brincos, correntes ou partes quebradas da peça (consulte-nos para saber mais). No entanto, por mais que as semijoias sejam peças de ótima qualidade, com a frequência de uso ou tempo, poderá ser necessário uma nova folheação ou descarte das mesmas, pois em muitos casos com o valor da nova folheação pode-se comprar uma peça nova.
O ideal é termos vários anéis, pulseiras, colares e brincos, para estarmos sempre auternando o uso e variando as composições / combinações, pois por exemplo, o uso do mesmo anel folheado diariamente, inevitavelmente pode causar o desgaste precoce da peça.
No caso das joias (Prata 925 , aço inoxidável e ouro), a manutenção é bem mais simples, a limpeza com métodos apropriados, polimentos e reparos como solda, podem ser feitos para que voltem a ter seu aspecto de nova.
Lembrem-se, anéis, correntes longas, pulseiras e tornozeleiras mais fininhas, são delicadas e vão demandar um maior cuidado, pois são mais sensíveis e podem arrebentar devido a enrosco, como por exemplo ao tirar a blusa.
As peças com fissuras como as cravejadas por exemplo, costumam com o tempo, apresentar acumulo de resíduos por baixo das pedras, isso ocorre principalmente com aqueles brincos que usamos por muito tempo sem tirar. O ideal é, ao menos uma vez por semana tirarmos eles, lavar em água morna com detergente neutro, uma escovinha de dentes esfregando bem por entre as fissuras e por tras das pedras secando bem em seguida com um secador de cabelos.
Há também a questão de pedras ou pérolas coladas, estas também demandam cuidado especial quanto à frequência com que são molhadas, pois o contato excessivo com água (no banho por exemplo) vai enfraquecendo e soltando a cola, correndo assim maior risco de cair a pedra ou pérola e até mesmo perde-la.
COMO GUARDAR: Se você tem um porta joias cheio de peças misturadas, já deve ter notado que elas ficam sujas, feias, riscadas, embaraçadas, etc.
Isso ocorre devido ao atrito das peças umas com as outras. Portanto, o ideal é, após o uso, limpar suas peças com uma flanela limpa, seca e macia,
guardá-las separadamente e individualmente em uma caixinha ou saquinho de veludo.
COMO USAR: Quanto menos umidade entrar em contato com sua peça, menos ela vai oxidar ( escurecimento natural e superficial da prata ou semijoia).
Sendo assim, evite piscina, água do mar e tomar banho com suas peças.
Lembrando que o atrito com a areia da praia pode em um único dia, custar permanentemente a integridade e beleza da sua peça.
Aconselhamos também evitar produtos químicos:
Espere o perfume secar antes de colocar suas correntes.
Evite frequentar academia de ginástica e trabalhos domésticos usando suas peças, pois é comum nesses casos os anéis amassarem e riscarem, ocorrendo também a quebra ou perca de pedras facilmente. As correntes, colares e pulseiras enroscam, causando sua quebra.
Esponjas abrasivas usadas para lavar louças também danificam anéis e pulseiras.
NÓS DA COMPANHIA DA PRATA REALIZAMOS GRATUITAMENTE ALGUNS REPAROS NAS PEÇAS ADQUIRIDAS EM NOSSAS LOJAS.
REQUISITOS:
* APRESENTAÇÃO DA NOTA OU CUPOM FISCAL DE COMPRA.
* TER ADQUIRIDO O PRODUTO À NO MÁXIMO O PERIODO DE UM ANO.
* A LOGISTICA E CUSTAS DE FRETE, IDA E VOLTA DO PRODUTO SERÃO DE RESPONSABILIDADE DO CLIENTE (COMPRADOR).
* VALIDADE : ATÉ UM ANO APÓS ACOMPRA.
REPAROS INCLUSOS:
* POLIMENTOS.
* SOLDAS EM GERAL, COMO PINOS DE BRINCOS E CORRENTES ARREBENTADAS.
* REPOSIÇÃO DE MICROZIRCONIAS E STRASS.
* AJUSTE OU REPOSIÇÃO DE ARGOLINHAS.
* TROCA DE FECHOS PEQUENOS.
* PRIMEIRO AJUSTE DA NUMERAÇÃO DO ARO DE ANEL (SOMENTE OS DE PRATA).